quinta-feira, 25 de agosto de 2011

À CONVERSA COM RÚBEN FANGUEIRO

Rúben Fangueiro de 27 anos foi o entrevistado desta semana do "À conversa com...". O poveiro que dedicou mais de 20 anos ao clube da sua terra disse que os resultados obtidos pelos seniores em épocas anteriores "estão ligados ao bom trabalho que tem sido desenvolvido pela direcção e secção de hóquei do CDP".

A antevisão para a pré-época é o trabalho "a nível físico para aguentar uma época que se adivinha exigente". Em relação ao campeonato, mais concretamente ao 1º Jogo em casa do Famalicão, "faremos tudo para começar com o patim direito, (...) mas o 1º jogo nunca é fácil".

Rúben já foi treinador no CDP da equipa que este ano forma (mais ou menos) os juniores. Juniores esses que contam com o regresso de quatro jovens ao clube natal: Cristiano Fangueiro que vem do Infante Sagres, Tiago Bernardo Silva, Tiago Pereira e João Pinho, o trio que abandona o Hóquei Clube de Fão. Aproveito para fazer um parênteses e falar dos juniores para esta época 2011/2012: Uma equipa forte formada por Daniel Pontes e "Robalo" (GR), Alexandre Pontes, Mário Ventura, Tiago Paulino, Pedro Costa, Luís Pedro Pacheco e os quatro jogadores que regressam então ao Póvoa. Da experiência como treinador, Rúben recorda "orgulho, satisfação e saudade". Considera que os juniores têm condições para fazer um "excelente campeonato" porque têm "excelentes jogadores e estão muito bem orientados pelo treinador Carlos Silva".

Rúben foi considerado o melhor jogador sénior 2009/2010 de acordo com os nossos visitantes e, para o camisola 7 "foi um motivo de enorme alegria e um incentivo para continuar a treinar afincadamente para honrar a camisola do CDP". No entanto revela traços humildes quando admite que "este prémio teria que ser dividido por todos os atletas, já que todos fizeram uma época fantástica que terminou com a conquista do Titulo Nacional da 3ª Divisão".

Mais uma entrevista exclusiva do CDPhoquei.com a outro grande jogador dos seniores poveiros.



Entrevista na íntegra:


Boa Tarde Ruben e obrigado pelo tempo disponibilizado para esta entrevista. Diz-me, o Desportivo saiu da III Divisão como campeão e alcançou o 7º lugar na II. O que é que vos é dito nos "bastidores" (no balneário)? Qual é o incentivo com que a equipa parte para o jogo pronta a "dar o litro" a cada segundo?

Boa tarde Miguel, e obrigado eu pelo convite. Os resultados que obtivemos estão ligados ao bom trabalho que tem sido desenvolvido pela direcção e secção de hóquei do CDP. O novo projecto sénior começou há 2 anos, e onde no 1º ano temos que dar especial mérito ao trabalho do Luís Neves que liderou este projecto, e juntamente com a secção conseguiu revitalizar a equipa sénior que parecia ter o fim como destino, conseguindo contratar o técnico Carlos Silva e indo buscar jogadores que além da qualidade que trouxeram a equipa formaram um balneário fantástico e com o espírito de família que se pretende no Clube Desportivo da Póvoa que culminou com o titulo nacional da 3ª Divisão. Nesta segunda época conseguimos os objectivos a que nos propusemos que
era conseguir a manutenção tranquilamente. Em relação a motivação para esta época, está certamente em alta e com muita ambição para podermos fazer melhor do que o que fizemos na época anterior. Penso que em 1º lugar vamos ter que trabalhar muito a nível físico nesta pré-época para aguentar uma época que se adivinha exigente e integrar os reforços que vieram e construir um balneário forte e onde todos se sintam bem e motivados, já que isso se transmite depois em campo. No meu caso pessoal a minha motivação é simples de perceber, jogo no clube da minha terra e o qual represento há 22 anos e do qual sou sócio há mais de 25, como tal a minha motivação e orgulho não podiam ser maiores por jogar num Clube que representa tanto para mim.


Também tu, à semelhança de outros seniores foste treinador daquela que será, mais ou menos, a equipa deste ano de juniores. Fala-nos dessa experiência como treinador e também dos potenciais dos juniores para este campeonato.

A minha passagem como treinador no CDP, é algo que recordo com enorme orgulho, satisfação e saudade, já que tive a felicidade de fazer parte de um grupo fantástico, e onde além da relação treinador/atleta ganhei amizades que perduram até hoje e é algo que recordarei para sempre. Fui treinador deste grupo de atletas durante 3 anos nos escalões de infantis e iniciados, onde conquistamos o Torneio de Encerramento e conseguimos o apuramento para o Campeonato Nacional onde ficamos em 4º Lugar na Zona Norte. Por tudo isto foi com enorme satisfação que vejo o reunir do grupo que foi treinado por mim há alguns anos nos Juniores do CDP. Quanto às suas potencialidades, acho que têm tudo para fazer um excelente campeonato, já que a equipa possui excelentes jogadores e está muito bem orientada pelo Treinador Carlos Silva, além disso penso que esta equipa de Juniores será o viveiro da equipa sénior num futuro próximo.

O primeiro jogo dos Seniores para o campeonato é fora em Famalicão. Será um jogo difícil ou fácil para iniciar o campeonato?

O 1º Jogo do campeonato nunca é fácil, já que existe sempre alguma ansiedade e nervosismo além disso vamos jogar fora com uma equipa difícil e que está motivada pela subida a 2ª divisão nacional, mas faremos tudo para começar com o patim direito o campeonato e conseguir uma vitória, sabendo que uma vitória em Famalicão será uma importante motivação para o resto do campeonato.


No 1º ano deste blog foste eleito o melhor Sénior 2009/2010. O que sentiste com esse "título"?

Foi um motivo de enorme alegria e um incentivo para continuar a treinar afincadamente para honrar a camisola do CDP, ainda para mais numa época em que conseguimos sagrar-nos campeões nacionais da 3ª Divisão foi a cereja no topo do bolo. Mas este prémio teria que ser dividido por todos os atletas, já que todos fizeram uma época fantástica que terminou com a conquista do Titulo Nacional da 3ª Divisão.


Obrigado, mais uma vez, pelo tempo disponibilizado.

Obrigado eu Miguel por me convidares para fazer esta entrevista, aproveitando para te dar os parabéns pelo Blog e encorajar-te para continuares com o bom trabalho que tens feito na divulgação do hóquei do Clube Desportivo da Póvoa.