quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Hóquei pode voltar ao programa olímpico

Vicente Moura acredita que o hóquei em patins vai voltar a fazer parte do calendário olímpico.

O presidente do Comité Olímpico Português assistiu à Supertaça entre FC Porto e Benfica e acredita que, com as novas regras, a modalidade poderá voltar aos Jogos Olímpicos.

"O hóquei já teve oportunidade em 1992, nos Jogos de Barcelona, mas infelizmente não entrou e é difícil voltar. Mas, com a mudança de regras, acredito que no futuro possa entrar outra vez", confessa o presidente.

Vicente Moura negou que seja a influência americana, onde o hóquei patinado não é uma referência, a travar a reentrada da modalidade no maior evento desportivo mundial: "Não acho que tenha influência, pois nos Jogos há outras modalidades que também não são referência nos Estados Unidos."

"Para ser modalidade olímpica, tem que ser jogada em vários continentes com uma certa frequência. Mas o mais importante é a violência ser nula. Isso foi um dos maiores entraves em 1992. Agora, penso que com as novas regras e a dimínuição do nível de contacto fisico, o hóquei ficou a ganhar", conclui.

Quanto à entrada do hóquei nos próximos jogos da Lusofonia, o Presidente do Comité Olimpico de Portugal acha que "para entrar nos jogos da Lusofonia, é preciso que seis países pratiquem hóquei." Mas, a vontade é "inserir mais modalidades."